Semasa inicia inspeções da rede de esgoto na Praia Brava para regularizar imóveis

O Programa “É Só Se Ligar” iniciou nesta semana as inspeções das ligações sanitárias de condomínios, casas e comércios da Praia Brava, em Itajaí, a fim de regularizar os imóveis da região e evitar o despejo irregular de esgoto. Conforme relatório da Diretoria de Saneamento, feito em 2019, 76% dos imóveis vistoriados pelo programa, na Brava, apresentam alguma irregularidade. “Estamos aproveitando o período de alta temporada e a presença dos proprietários nos imóveis para intensificar este trabalho. Nosso objetivo é evitar o despejo clandestino na drenagem pluvial e a contaminação de rios e praias”, observa o diretor de Saneamento, Victor Silvestre.

De acordo com o relatório de balneabilidade das praias, divulgado no dia 7/1 pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), todos os cinco pontos monitorados nas praias da Atalaia, Cabeçudas e Brava estão próprios para o banho. “Somente com tratamento do esgoto vamos manter esse dado positivo. É assim que cuidamos dos rios que nos abastecem e da saúde de todos”, alerta o diretor.

O tratamento de efluentes garante a balneabilidade
O tratamento de efluentes garante a balneabilidade

Desde terça-feira (11), as equipes estão no bairro para conversar com os moradores, apresentar o programa e agendar as inspeções, que são gratuitas. Neste início de trabalho, foram realizados testes com máquina de fumaça para detectar irregularidades em cinco ruas da Brava.

Retomado em dezembro de 2021, o programa do Semasa seguirá ao longo de 2022 com o objetivo de promover a correta ligação dos imóveis de Itajaí à rede coletora em operação. É importante que o morador verifique as ruas autorizadas para ligação no site www.semasaitajai.com.br

Na Praia Brava, o É Só Se Ligar já tem inspeções em 14 ruas: Cláudio de Souza Ferreira, Maria das Dores Santos Muller, Maria Furtado Cabral, Hildebrando Jorge Silva, Duílio Furlan, Rachel Werner, Vereador Nabor Russi, Lúcia Serafim de Oliveira, Paulo Batschauer, Conselheiro Júlio Kumm, Demétrio Izidoro Cardoso, Eliziário da Rosa, Praça Jucília Maria da Silva Miguel e André Luiz Vidal Soares

Testes nas residências ocorrem mediante agendamento
Testes nas residências ocorrem mediante agendamento

O programa funciona da seguinte maneira: após o primeiro contato e a realização do agendamento, a equipe faz uma série de testes com corantes em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao final do processo, o proprietário recebe um documento detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização.

O programa também utiliza recursos complementares, como a máquina de fumaça, para investigar pontos de lançamento clandestino de esgoto. Este equipamento já foi utilizado, na Praia Brava, nas ruas Cláudio de Souza Ferreira, Dr. Lauro Mussi, Maria das Dores Santos Muller e Duílio Furlan e na Praça Jucília Maria da Silva Miguel.

Para agendar a inspeção gratuita do É Só Se Ligar, os moradores dos bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, onde as vistorias estão abertas, devem entrar em contato pelo número (47) 99265-6598 (WhatsApp). 

Promovido pelo Semasa e executado pela ECHOA Engenharia, o É Só Se Ligar atua de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e nas manhãs de sábado, das 8h30 ao meio-dia. A sede operacional fica na Rua José Eugênio Muller, n. 1546, sala 5, bairro Vila Operária.

Teste de fumaça na Praia Brava
Teste de fumaça na Praia Brava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *