O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) retoma, nesta semana, o “É Só Se Ligar”, programa de inspeções sanitárias que busca promover a correta ligação de casas, condomínios e comércios de Itajaí à rede coletora de esgoto. O “É Só Se Ligar” passará de imóvel em imóvel, iniciando pelos bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, e oferecerá à população serviço técnico gratuito, com pessoal devidamente identificado com camisetas, crachás e veículos.
Nesta quarta-feira (1º), as equipes contratadas passarão por treinamento teórico e prático de campo e, a partir de quinta-feira (2), estarão nas ruas do bairro Fazenda para apresentar o programa aos moradores, distribuir materiais informativos e agendar as primeiras inspeções. A prioridade é vistoriar imóveis nas imediações do Ribeirão Schneider, para coibir lançamento de esgoto clandestino. “Itajaí quer rios e praias mais limpos, sem poluição causada pelo despejo irregular de esgoto. Além do compromisso que todos têm com a preservação do meio ambiente, ligar corretamente na rede representa saúde e valorização do imóvel. O objetivo é que todos tenham o Certificado de Regularidade de Instalações Sanitárias e Pluviais de Edificação para uma Itajaí saneada”, observa o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre. Cerca de 26 mil imóveis deverão ser vistoriados nos próximos 27 meses.
Inicialmente, imóveis das ruas Fritz Schneider, Pedro Camilo da Silva, Sebastião João dos Santos, João Batista Vieira, Gumercindo Rocha, Joaquim Luiz, Galdino Gerônimo Vieira, Abel Adriano da Silva, Leopoldo Ternes, Antônio Rocha de Andrade, Antônio Bonanomi e Alameda Ernesto Schneider serão atendidos.
O programa do Semasa funcionará da seguinte maneira: o proprietário receberá um comunicado solicitando o agendamento da vistoria, que consiste em uma série de testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao final do processo, o responsável recebe notificação detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização.
Ainda nesta semana, estão previstas ações com máquina de fumaça, equipamento que detecta pontos com ligações irregulares na rede coletora e na rede de drenagem pluvial – nas ruas Gumercindo Rocha, João Batista Vieira e Sebastião João dos Santos.
O “É Só Se Ligar” tem execução técnica da ECHOA Engenharia, empresa contratada por processo licitatório. A ECHOA é responsável, em Florianópolis, pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari. “Colocaremos em campo equipe técnica qualificada e aplicaremos metodologia de inspeção que permitirá fazer diagnóstico amplo e preciso de como se dá a destinação de esgoto em Itajaí”, diz o engenheiro sanitarista Vinicius Ragghianti, da empresa responsável. A ECHOA tem sede operacional do programa localizada na Rua José Eugênio Muller, nº 1546, sala 5, bairro Vila Operária.
A rede coletora em Itajaí
O Semasa já colocou em operação as redes coletoras instaladas nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Vila Operária. A autarquia é responsável pela implantação da rede de tratamento, que são as tubulações que levam os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Cidade Nova. Já o proprietário do imóvel residencial, comercial ou industrial é responsável por ligar o sistema interno de esgoto na rede.
Como parâmetro, dados obtidos pela equipe de fiscalização, em 2020, indicam que por volta de 76% dos 4720 imóveis vistoriados na Praia Brava, Fazenda e Cabeçudas estão irregulares. E dos imóveis conectados na rede, 65% apresentam algum tipo de irregularidade na emissão do esgoto, na maioria observada na caixa de gordura.
O programa atuará de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e nas manhãs de sábado, das 8h30 às 12 horas.