Condições do solo desafiam obras de implantação da rede coletora de esgoto

Em uma das frentes de trabalho de implantação da rede coletora de esgoto de Itajaí, o Semasa está encarando desafios com o lençol freático muito raso. 

No trecho da Rua José Pereira Liberato, entre a Luís Bonifácio Pinto e a Vicente Meirinho, no bairro São João, a escavação para a implantação das tubulações no atual trecho, de aproximadamente 60 metros de extensão, precisa alcançar mais de 3,20 metros de profundidade.

Conforme a Diretoria de Saneamento, o lençol freático mais superficial provoca encharcamento do solo, o que dificulta os trabalhos e exige maior tempo para conclusão da obra. O lençol freático é a camada superior das águas subterrâneas, que fica acima dos aquíferos. Ele é o resultado do acúmulo da água da chuva no solo e, neste caso, como a terra no local atua como uma “esponja”, é preciso secá-la para dar prosseguimento aos serviços.

Máquina carrega escora para estabilização de valas

Quem faz este trabalho de reduzir a umidade do solo nas obras do Semasa é um sistema de drenagem composto por ponteiras filtrantes, que “sugam” a água. Para gerar estabilidade no solo, foram necessárias 97 ponteiras, no atual trecho em execução.

“É fundamental que a população que transita ou reside na região das obras tenha conhecimento do quanto uma obra de esgoto é complexa e, por vezes, apresenta obstáculos relacionados às condições do solo. Isso implica mais tempo com obras na rua. É um transtorno passageiro, que visa uma Itajaí mais saneada”, explica o gerente de Esgoto do Semasa, Gabriel Ramos Silva.

Obras na José Pereira Liberato utilizam 97 ponteiras

A rota alternativa mais próxima do trecho bloqueado da José Pereira Liberato é pela Luís Bonifácio Pinto, mas esta via é calçada e não comporta caminhões de grande porte. A recomendação aos motoristas é fazer desvios maiores, utilizamos vias mais estruturadas, como a Pedro Rangel e a Carolina Vailatti, dependendo do destino.

O Semasa conta com um site para que a população acompanhe a evolução das obras de esgotamento sanitário e possa enviar dúvidas, sugestões ou reclamações. Em itajaisaneada.semasaitajai.com.br podem ainda ser acessadas informações completas sobre o Programa É Só se Ligar, com orientações sobre a ligação domiciliar nas redes já prontas. 

Trabalhadores a serviço do Semasa realizam implantação da rede coletora de esgoto

Obras de esgoto estão concentradas em 12 ruas nesta semana

As obras de implantação da rede coletora de esgoto nos bairros São Judas, São João e Vila Operária prosseguem nesta segunda-feira (9), com alterações importantes no trânsito. As equipes estão concentradas em 12 ruas, com instalação de tubulações, pavimentação e limpeza. 

O contrato prevê 41 km de rede coletora e 22 km de ligações de ramais, totalizando mais de 63 km de redes que serão implantadas. A obra também inclui três estações elevatórias para levar o esgoto dos bairros até a estação de tratamento. Ao todo, Itajaí já tem 217 quilômetros de redes instaladas. 

Escavação para implantação da rede coletora de esgoto

Até o dia 13, as obras são executadas nos seguintes locais:

São Judas

– Anete Helena Marés Flores;

– Joaquim Falco Uriarte;

– Ciríaco Meirinho;

– Abelardo Costa Filho;

– Travessa Maurício Furtado;

– Francisco Ferreira Filho;

– Imaruí;

– Santa Clara;

– São Francisco de Assis. 

Vila Operária

– Duque de Caxias. 

São João

– José Pereira Liberato;

– Benjamin Franklin Pereira (apenas asfaltamento). 

A fase de cada serviço pode ser acompanhada na aba Diário de Obras. O cidadão pode ainda encaminhar dúvidas, reclamações ou sugestões para a equipe pela aba Contato.

Obras de implantação de esgoto em andamento

Semasa promove curso gratuito sobre correta instalação da rede de esgoto em Cabeçudas

Proprietários de imóveis, locatários, comerciantes e profissionais da construção civil poderão conhecer as técnicas e dicas sobre a correta ligação domiciliar à rede coletora de esgoto, na segunda edição do curso promovido pelo Semasa, em parceria com a empresa Echoa Engenharia, no dia 30 de março. A capacitação, gratuita, será no Centro de Educação Ambiental, na Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, nº 1225, em Cabeçudas, às 19h, e tem duração prevista de três horas, com vagas limitadas.

As orientações serão dadas por técnicos que atuam no Programa É Só Se Ligar, ação que vistoria imóveis em regiões atendidas pela rede coletora para certificação de regularidade. O objetivo é orientar sobre quais os pontos analisados pelos fiscais, os principais erros e acertos cometidos na instalação hidrossanitária, responsabilidades do morador e do poder público, além da importância do tratamento do esgoto para o imóvel e para a cidade.

O Semasa atua na capacitação para evitar danos no meio ambiente em razão do despejo clandestino ou irregular de esgoto. No bairro Cabeçudas, conforme dados da vistoria realizada em 2020, mais de 80% dos imóveis apresentam algum tipo de irregularidade, a maioria relacionada à instalação da caixa de gordura. “Algumas situações são fáceis de serem resolvidas e dependem do conhecimento do morador ou proprietário sobre as instalações do imóvel. Quanto mais informação tiver a respeito da rede coletora, mais rápido poderá se adequar. Todos querem rios e praias sem esgoto e cabe a cada um fazer sua parte”, destaca o diretor de Saneamento, engenheiro sanitarista e ambiental, Victor Silvestre. O Semasa iniciou, em dezembro de 2021, as vistorias de imóveis na Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária. Somente em Cabeçudas estão previstas 418 inspeções. As equipes passam no imóvel e solicitam que o morador faça o agendamento da vistoria pelo WhatsApp 47 99265 6598. Casa seja observado algum erro nas instalações, é dado prazo de 90 dias para regularização.

O curso oferecerá certificado de participação e terá outras edições neste ano.

Semasa inicia inspeções de esgoto em Cabeçudas

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – deu início ao programa “É Só Se Ligar”, em Cabeçudas, para inspeções das ligações sanitárias de condomínios, casas e comércios, a fim de regularizar os imóveis da região e evitar o despejo clandestino de esgoto no mar.

As equipes estão passando em cada imóvel para conversar com os moradores, apresentar o programa e verificar se o local faz o tratamento adequado do esgoto doméstico ou comercial. Estão previstas 418 inspeções no bairro. 

Retomado em dezembro de 2021, o programa ambiental Semasa seguirá ao longo de todo o ano de 2022 com o objetivo de promover a correta ligação dos imóveis de Itajaí à rede coletora de esgoto em operação.

Em Cabeçudas, atuação anterior do Semasa, em 2019 e 2020, apontou que 82% dos imóveis apresentavam algum tipo de irregularidade nas suas ligações sanitárias, ou seja, dos 392 imóveis vistoriados, 323 encontram-se irregulares e 69 regulares.

O retorno do É Só Se Ligar ao bairro busca mudar esse cenário. Para isso, conta com a colaboração dos moradores em receber a equipe do programa e agendar a vistoria gratuita.

“Nossas equipes vão passar em todos os imóveis. É fundamental, para que o É Só Se Ligar seja efetivo, que cada morador faça a sua parte e abra a porta da sua casa ou do seu comércio para o programa. A ligação correta à rede e a destinação adequada do esgoto produzido por cada um é responsabilidade de todos em nossa cidade”, afirma Victor Silvestre, diretor de Saneamento.

O É Só Se Ligar já entregou comunicados porta a porta e deu início às vistorias nas ruas Floriano Peixoto, Genésio João Teixeira, Geremias Caldeira, Hilda Teixeira Zaguini, João Bauer Júnior, João Manoel da Silva, Juvêncio Tavares D’amaral, Paulo Herbst, Paulo Irineu Werner, Quintino Bocaiúva, Samuel Heusi Júnior, Santa Beatriz, Tereza Francisca Pereira e Cônsul Carlos Renaux.

O programa funciona da seguinte maneira: após o primeiro contato e o agendamento da inspeção, a equipe faz uma série de testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao fim do processo, o proprietário recebe um documento detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização.

Para agendar a inspeção gratuita do É Só Se Ligar, os moradores dos bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, onde as vistorias estão abertas, devem entrar em contato pelo número (47) 99265-6598 (WhatsApp). 

Promovido pelo Semasa e executado pela ECHOA Engenharia, o É Só Se Ligar atua de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e nas manhãs de sábado, das 8h30 ao meio-dia. A sede operacional fica na Rua José Eugênio Muller, n. 1546, sala 5, bairro Vila Operária.

Semasa promove curso sobre ligações de imóveis na rede coletora de esgoto

O Semasa vai promover a primeira edição do curso “Correta Ligação Domiciliar à Rede Coletora de Esgoto” para proprietários de imóveis residenciais e comerciais da Praia Brava, além de profissionais da construção civil e demais interessados no tema, na próxima quarta-feira (16), na Sociedade Guarani, a partir das 18h30. O curso tem duração prevista de até quatro horas e é gratuito, com vagas limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição no link http://bit.do/curso-ligar 

As aulas fazem parte do Programa “É Só se Ligar”, que busca a regularização dos imóveis à rede coletora de esgoto em operação. “Este treinamento é uma ótima oportunidade tanto para moradores que querem se regularizar por conta própria, quanto para profissionais que querem oferecer seus serviços com conhecimento de causa e confiabilidade” explica o diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista e ambiental, Victor Silvestre. O conteúdo abordado pelos técnicos da empresa Echoa Engenharia, responsável pela execução do programa, vai incluir tipos de esgoto, sistema de tratamento, legislação sobre o assunto, responsabilidades dos moradores e do poder público, partes da ligação predial, irregularidades mais comuns, equipamentos de proteção e demais tópicos relevantes.

Desde dezembro de 2021, o Semasa intensificou as vistorias de imóveis localizados na Praia Brava. Segundo dados da autarquia, 76% das edificações do bairro apresentam alguma irregularidade na ligação de esgoto, na grande maioria relacionada à instalação da caixa de gordura. “Há muito desconhecimento da população sobre como deve ser uma ligação de esgoto. Estamos em busca de uma Itajaí mais saneada e para isso é preciso orientar e fiscalizar para que todos tenham o certificado de regularidade e evitem notificações e multas”, observa o diretor.  Além da Praia Brava, os técnicos vistoriam imóveis dos bairros Cabeçudas, Fazenda e Centro.

A Sociedade Guarani está localizada na Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 270, na Praia Brava. O curso oferecerá certificado de participação e terá outras edições, neste ano, em bairros com rede coletora em operação.

Semasa inicia inspeções da rede de esgoto na Praia Brava para regularizar imóveis

O Programa “É Só Se Ligar” iniciou nesta semana as inspeções das ligações sanitárias de condomínios, casas e comércios da Praia Brava, em Itajaí, a fim de regularizar os imóveis da região e evitar o despejo irregular de esgoto. Conforme relatório da Diretoria de Saneamento, feito em 2019, 76% dos imóveis vistoriados pelo programa, na Brava, apresentam alguma irregularidade. “Estamos aproveitando o período de alta temporada e a presença dos proprietários nos imóveis para intensificar este trabalho. Nosso objetivo é evitar o despejo clandestino na drenagem pluvial e a contaminação de rios e praias”, observa o diretor de Saneamento, Victor Silvestre.

De acordo com o relatório de balneabilidade das praias, divulgado no dia 7/1 pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), todos os cinco pontos monitorados nas praias da Atalaia, Cabeçudas e Brava estão próprios para o banho. “Somente com tratamento do esgoto vamos manter esse dado positivo. É assim que cuidamos dos rios que nos abastecem e da saúde de todos”, alerta o diretor.

O tratamento de efluentes garante a balneabilidade
O tratamento de efluentes garante a balneabilidade

Desde terça-feira (11), as equipes estão no bairro para conversar com os moradores, apresentar o programa e agendar as inspeções, que são gratuitas. Neste início de trabalho, foram realizados testes com máquina de fumaça para detectar irregularidades em cinco ruas da Brava.

Retomado em dezembro de 2021, o programa do Semasa seguirá ao longo de 2022 com o objetivo de promover a correta ligação dos imóveis de Itajaí à rede coletora em operação. É importante que o morador verifique as ruas autorizadas para ligação no site www.semasaitajai.com.br

Na Praia Brava, o É Só Se Ligar já tem inspeções em 14 ruas: Cláudio de Souza Ferreira, Maria das Dores Santos Muller, Maria Furtado Cabral, Hildebrando Jorge Silva, Duílio Furlan, Rachel Werner, Vereador Nabor Russi, Lúcia Serafim de Oliveira, Paulo Batschauer, Conselheiro Júlio Kumm, Demétrio Izidoro Cardoso, Eliziário da Rosa, Praça Jucília Maria da Silva Miguel e André Luiz Vidal Soares

Testes nas residências ocorrem mediante agendamento
Testes nas residências ocorrem mediante agendamento

O programa funciona da seguinte maneira: após o primeiro contato e a realização do agendamento, a equipe faz uma série de testes com corantes em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao final do processo, o proprietário recebe um documento detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização.

O programa também utiliza recursos complementares, como a máquina de fumaça, para investigar pontos de lançamento clandestino de esgoto. Este equipamento já foi utilizado, na Praia Brava, nas ruas Cláudio de Souza Ferreira, Dr. Lauro Mussi, Maria das Dores Santos Muller e Duílio Furlan e na Praça Jucília Maria da Silva Miguel.

Para agendar a inspeção gratuita do É Só Se Ligar, os moradores dos bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, onde as vistorias estão abertas, devem entrar em contato pelo número (47) 99265-6598 (WhatsApp). 

Promovido pelo Semasa e executado pela ECHOA Engenharia, o É Só Se Ligar atua de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e nas manhãs de sábado, das 8h30 ao meio-dia. A sede operacional fica na Rua José Eugênio Muller, n. 1546, sala 5, bairro Vila Operária.

Teste de fumaça na Praia Brava
Teste de fumaça na Praia Brava

Vistorias chegam na Praia Brava nesta semana

É só se ligar, Praia Brava! 
O programa ambiental do Semasa está chegando, nesta segunda-feira (10/01), no bairro Praia Brava, e oferecerá aos moradores a oportunidade de verificar se o esgoto dos imóveis está sendo lançado no lugar certo, que é a rede coletora da rua. 


Casas, comércios e condomínios das seguintes ruas receberão um comunicado solicitando o agendamento da inspeção gratuita: 
– Rua Cláudio de Souza Ferreira- Rua Maria das Dores Santos Muller- Rua Maria Furtado Cabral- Rua Hildebrando Jorge Silva- Rua Duílio Furlan- Rua Rachel Werner- Rua Vereador Nabor Russi- Rua Lúcia Serafim de Oliveira- Rua Paulo Batschauer- Rua Cons. Júlio Kumm- Rua Demétrio Izidoro Cardoso- Rua Eliziário da Rosa- Praça Jucília Maria da Silva Miguel- Rua André Luiz Vidal Soares 

O É Só Se Ligar também fará testes com máquina de fumaça nestes locais a fim de detectar possíveis ligações irregulares – tudo para evitar o lançamento de esgoto em praias e rios de Itajaí. Na primeira vistoria, o proprietário tem 90 dias para regularização. 
Fique ligado e agende a sua inspeção diretamente com nossa equipe ou por mensagem para (47) 99265-6598 (WhatsApp) 

Vistorias de esgoto detectam irregularidades em imóveis

Nesta semana, as equipes do programa continuam as atividades de inspeção em diversos imóveis da região da Fazenda. As inspeções serão realizadas até o dia 23 de dezembro, com pausas nos dias 24 e 25, retornando aos trabalhos no dia 27.


A programação da semana irá comtemplar os imóveis das seguintes ruas: Alameda Ernesto Schneider, Avenida Sete de Setembro, Rodovia Osvaldo Reis, Rua Antônio Bonanomi, Rua Antônio Rocha de Andrade, Rua Expedicionário Marquetti, Rua Galdino Gerônimo Coelho, Rua Leopoldo Ternes e Rua Sebastião João dos Santos.


Na primeira semana de atividades do programa (entre os dias 15 e 18 de dezembro) foram realizadas dez inspeções e em todos os imóveis a equipe detectou algum tipo de irregularidade. Os proprietários foram orientados e terão prazo de 90 dias para regularização. Em outros dez imóveis foram feitas visitas para divulgação do agendamento.


Caso o o morador tenha alguma dúvida sobre a ligação correta do esgoto na rede coletora do Semasa, pode enviar whatsapp para 47 99265 6598.

Itajaí inicia temporada com todas as praias próprias para banho

O Município de Itajaí está com todas as praias com água própria para banho. O dado foi divulgado na sexta-feira (10/12) no primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2021-2022 produzido pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O levantamento leva em conta os resultados das últimas cinco análises semanais consecutivas, realizadas desde 8 de novembro nas praias Brava, Cabeçudas e Atalaia – em todas elas, a água estava própria.

O resultado positivo é um atrativo a mais para moradores e turistas que frequentam a cidade. Na região da Amfri, apenas Itajaí e Balneário Piçarras estão com todas as praias com águas próprias para banho.

Durante a alta temporada, de novembro a março, o índice de balneabilidade é divulgado semanalmente pelo IMA. No Município de Itajaí, a pesquisa é feita em três pontos distintos da Praia Brava, um na Praia de Cabeçudas e outro na Praia do Atalaia. O relatório de balneabilidade pode ser acessado aqui

Veja como conversar com a equipe do É Só se Ligar

O Semasa contratou uma equipe especializada para vistoriar imóveis residenciais, comerciais e industriais localizados em regiões que já contam com rede coletora de esgoto em operação. Os funcionários estão visitando estes imóveis para orientar os proprietários sobre a correta instalação do sistema hidráulico e concedendo prazo para se adequar. Na prática, após essa primeira visita o proprietário deve agendar a vistoria técnica. Basta mandar mensagem para o WhatsApp 47 99265 6598 e solicitar essa inspeção. O Semasa quer que a população seja parceira no programa de despoluição de rios e ribeirões.

WhatsApp do Programa É Só se Ligar – 47 99265 6598