Condições do solo desafiam obras de implantação da rede coletora de esgoto

Em uma das frentes de trabalho de implantação da rede coletora de esgoto de Itajaí, o Semasa está encarando desafios com o lençol freático muito raso. 

No trecho da Rua José Pereira Liberato, entre a Luís Bonifácio Pinto e a Vicente Meirinho, no bairro São João, a escavação para a implantação das tubulações no atual trecho, de aproximadamente 60 metros de extensão, precisa alcançar mais de 3,20 metros de profundidade.

Conforme a Diretoria de Saneamento, o lençol freático mais superficial provoca encharcamento do solo, o que dificulta os trabalhos e exige maior tempo para conclusão da obra. O lençol freático é a camada superior das águas subterrâneas, que fica acima dos aquíferos. Ele é o resultado do acúmulo da água da chuva no solo e, neste caso, como a terra no local atua como uma “esponja”, é preciso secá-la para dar prosseguimento aos serviços.

Máquina carrega escora para estabilização de valas

Quem faz este trabalho de reduzir a umidade do solo nas obras do Semasa é um sistema de drenagem composto por ponteiras filtrantes, que “sugam” a água. Para gerar estabilidade no solo, foram necessárias 97 ponteiras, no atual trecho em execução.

“É fundamental que a população que transita ou reside na região das obras tenha conhecimento do quanto uma obra de esgoto é complexa e, por vezes, apresenta obstáculos relacionados às condições do solo. Isso implica mais tempo com obras na rua. É um transtorno passageiro, que visa uma Itajaí mais saneada”, explica o gerente de Esgoto do Semasa, Gabriel Ramos Silva.

Obras na José Pereira Liberato utilizam 97 ponteiras

A rota alternativa mais próxima do trecho bloqueado da José Pereira Liberato é pela Luís Bonifácio Pinto, mas esta via é calçada e não comporta caminhões de grande porte. A recomendação aos motoristas é fazer desvios maiores, utilizamos vias mais estruturadas, como a Pedro Rangel e a Carolina Vailatti, dependendo do destino.

O Semasa conta com um site para que a população acompanhe a evolução das obras de esgotamento sanitário e possa enviar dúvidas, sugestões ou reclamações. Em itajaisaneada.semasaitajai.com.br podem ainda ser acessadas informações completas sobre o Programa É Só se Ligar, com orientações sobre a ligação domiciliar nas redes já prontas. 

Trabalhadores a serviço do Semasa realizam implantação da rede coletora de esgoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *