Semasa inicia inspeções de esgoto em Cabeçudas

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – deu início ao programa “É Só Se Ligar”, em Cabeçudas, para inspeções das ligações sanitárias de condomínios, casas e comércios, a fim de regularizar os imóveis da região e evitar o despejo clandestino de esgoto no mar.

As equipes estão passando em cada imóvel para conversar com os moradores, apresentar o programa e verificar se o local faz o tratamento adequado do esgoto doméstico ou comercial. Estão previstas 418 inspeções no bairro. 

Retomado em dezembro de 2021, o programa ambiental Semasa seguirá ao longo de todo o ano de 2022 com o objetivo de promover a correta ligação dos imóveis de Itajaí à rede coletora de esgoto em operação.

Em Cabeçudas, atuação anterior do Semasa, em 2019 e 2020, apontou que 82% dos imóveis apresentavam algum tipo de irregularidade nas suas ligações sanitárias, ou seja, dos 392 imóveis vistoriados, 323 encontram-se irregulares e 69 regulares.

O retorno do É Só Se Ligar ao bairro busca mudar esse cenário. Para isso, conta com a colaboração dos moradores em receber a equipe do programa e agendar a vistoria gratuita.

“Nossas equipes vão passar em todos os imóveis. É fundamental, para que o É Só Se Ligar seja efetivo, que cada morador faça a sua parte e abra a porta da sua casa ou do seu comércio para o programa. A ligação correta à rede e a destinação adequada do esgoto produzido por cada um é responsabilidade de todos em nossa cidade”, afirma Victor Silvestre, diretor de Saneamento.

O É Só Se Ligar já entregou comunicados porta a porta e deu início às vistorias nas ruas Floriano Peixoto, Genésio João Teixeira, Geremias Caldeira, Hilda Teixeira Zaguini, João Bauer Júnior, João Manoel da Silva, Juvêncio Tavares D’amaral, Paulo Herbst, Paulo Irineu Werner, Quintino Bocaiúva, Samuel Heusi Júnior, Santa Beatriz, Tereza Francisca Pereira e Cônsul Carlos Renaux.

O programa funciona da seguinte maneira: após o primeiro contato e o agendamento da inspeção, a equipe faz uma série de testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao fim do processo, o proprietário recebe um documento detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização.

Para agendar a inspeção gratuita do É Só Se Ligar, os moradores dos bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, onde as vistorias estão abertas, devem entrar em contato pelo número (47) 99265-6598 (WhatsApp). 

Promovido pelo Semasa e executado pela ECHOA Engenharia, o É Só Se Ligar atua de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e nas manhãs de sábado, das 8h30 ao meio-dia. A sede operacional fica na Rua José Eugênio Muller, n. 1546, sala 5, bairro Vila Operária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.