Semasa promove curso sobre ligações de imóveis na rede coletora de esgoto

O Semasa vai promover a primeira edição do curso “Correta Ligação Domiciliar à Rede Coletora de Esgoto” para proprietários de imóveis residenciais e comerciais da Praia Brava, além de profissionais da construção civil e demais interessados no tema, na próxima quarta-feira (16), na Sociedade Guarani, a partir das 18h30. O curso tem duração prevista de até quatro horas e é gratuito, com vagas limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição no link http://bit.do/curso-ligar 

As aulas fazem parte do Programa “É Só se Ligar”, que busca a regularização dos imóveis à rede coletora de esgoto em operação. “Este treinamento é uma ótima oportunidade tanto para moradores que querem se regularizar por conta própria, quanto para profissionais que querem oferecer seus serviços com conhecimento de causa e confiabilidade” explica o diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista e ambiental, Victor Silvestre. O conteúdo abordado pelos técnicos da empresa Echoa Engenharia, responsável pela execução do programa, vai incluir tipos de esgoto, sistema de tratamento, legislação sobre o assunto, responsabilidades dos moradores e do poder público, partes da ligação predial, irregularidades mais comuns, equipamentos de proteção e demais tópicos relevantes.

Desde dezembro de 2021, o Semasa intensificou as vistorias de imóveis localizados na Praia Brava. Segundo dados da autarquia, 76% das edificações do bairro apresentam alguma irregularidade na ligação de esgoto, na grande maioria relacionada à instalação da caixa de gordura. “Há muito desconhecimento da população sobre como deve ser uma ligação de esgoto. Estamos em busca de uma Itajaí mais saneada e para isso é preciso orientar e fiscalizar para que todos tenham o certificado de regularidade e evitem notificações e multas”, observa o diretor.  Além da Praia Brava, os técnicos vistoriam imóveis dos bairros Cabeçudas, Fazenda e Centro.

A Sociedade Guarani está localizada na Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 270, na Praia Brava. O curso oferecerá certificado de participação e terá outras edições, neste ano, em bairros com rede coletora em operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *