Obras de esgoto superam barreiras e avançam na Murta

As obras de implantação da rede coletora de esgoto no bairro Murta, em Itajaí, seguem para a finalização, faça chuva ou faça sol. Após alterações de projeto devido a condições específicas descobertas durante a realização dos trabalhos, os serviços avançam com a integração de técnicas que visam enfrentar os desafios excepcionais encontrados.

O principal exemplo de barreira que exigiu estudos adicionais foi a pouca profundidade do lençol freático. Por ser muito superficial na Murta, a água subterrânea encharca o solo, complicando a escavação das valas e a instalação das peças. A solução foi utilizar uma bomba de rebaixamento para o lençol. Estes ajustes geraram custos adicionais e estenderam a previsão de finalização, mas garantem a confiabilidade do sistema a longo prazo.

Neste começo de outubro, a frente de trabalho está escavando na rua Professor Cosme Busarello, já tendo atingido três metros e meio de profundidade. Também neste trecho, os bolsões de água subterrânea impõem dificuldades e demandam paciência, da equipe e da população.

Com a finalização dos trechos remanescentes nas ruas, a interligação com a rede existente e a implantação dos últimos poços de visita, faltará apenas a construção da segunda Estação Elevatória (EE) do bairro, responsável por encaminhar os efluentes à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Cidade Nova.

Obras em andamento na Murta
Obras em andamento na Murta
Solo é o principal desafio nas obras da Murta
Solo é o principal desafio nas obras da Murta
Trabalhos avançam superando os imprevistos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *